terça-feira, 26 de julho de 2011

Esporte praticado:

  • QUADRIBOL:

  • Itens:

- Goles: a bola do jogo que é atirada nos aros do time adversário. 
- Balaços: duas bolas que tentam acertar os jogadores e tira-los das vassouras.
Pomo de ouro: A menor bola do jogo. Quem pega o Pomo ganha 150 pontos no jogo e dá fim ao jogo.

-Aros: Ficam nos dois lados do campo. Os artilheiros jogam a goles pelos aros para pontuar.
- Bastões: Usados pelos batedores para rebater os balaços e defender os outros do time.Geralmente são feitos de madeira ou de metal.
-Vassouras: Instrumentos essenciais para pratiar o Quadribol.



  • Regras:

1. Embora não haja limitação à altitude a que um jogador ou uma jogadora podem voar durante uma partida, ele ou ela não podem deixar os limites do campo. Se um jogador ultrapassar esses limites, seu time deverá 
entregar a goles ao time adversário.

2. O capitão do time pode pedir “tempo” fazendo um sinal ao juiz da partida. E sse é o único momento em que é permitido aos jogadores encostarem os pés no solo durante a partida. O tempo solicitado pode ser prorrogado até duas horas se uma partida já durou mais de doze horas. Decorrido esse tempo, se um time não retornar ao campo será desclassificado.

3. O juiz poderá aplicar penalidades contra um time. O artilheiro que vai cobrá-la deverá voar do círculo central para a pequena área. Os demais jogadores, exceto o goleiro adversário, devem se manter bem afastados enquanto a penalidade é cobrada.


4. A goles pode ser roubada das mãos de outro jogador, mas em circunstância alguma um jogador poderá tocar em qualquer parte da anatomia do outro.

5. Em caso de contusão, nenhum jogador será substituído. O time continuará a partida sem o jogador contundido.

6. É permitido levar varinhas para o campo1, que, no entanto, não poderão ser usadas em circunstância alguma contra os jogadores do time adversário, as vassouras do time adversário, o juiz ou contra quaisquer das bolas ou espectador.

7. Uma partida de quadribol só terminará quando o pomo de ouro for capturado ou por consentimento mútuo dos capitães dos dois times.

  • Jogadores:
* São três artilheiros em cada time.Responsáveis por: Marcar gols com a goles nos aros do time adversário.

*Dois batedores.Responsáveis por: Rebater os balaços dos jogadores do seu time e atirá-lo para os jogadores do time adversário.

*Um apanhador.Responsável por: Apanhar o pomo de ouro. Normalmente é um jogador mais leve, para que se mova com rapidez. É o jogador mais visado pelo time adversário, e é o que sofre o maior número de acidentes.

*Um goleiro, que fica na frente dos aros do seu time e defende-os dos gols do time adversário.

  • Faltas:

- Mutretar: aplicável a todos os jogadores, mutretar significa segurar a cauda da vassoura do adversário para retardá-lo ou atrapalhá-lo.

-Trombar: aplicável a todos os jogadores, trombar significa voar com intenção de colidir.

-Guidonar: aplicável a todos os jogadores, guinodar significa engatar os cabos das vassouras fazendo-a desviar o adversário do seu curso.

-Catimbar: aplicável aos batetores, catimbar significa rebater o balaço para as arquibancadas, obrigando as autoridades a acorrer para proteger o público. Por vezes a manobra é usada por jogadores inescrupulosos para impedir o artilheiro adversário de marcar um gol.

-Acotovelar: aplicável a todos os jogadores, acotovelar significa o uso excessivo de cotoveladas nos adversários.

-Bloquear: aplicável ao goleiro, bloquear significa enfiar qualquer parte da anatomia no aro do gol para empurrar a goles para fora. A função do goleiro é bloquear o aro pela parte da frente e não por trás.

-Conduzir: aplicável aos artilheiros, conduzir significa manter a mão na goles enquanto ela atravessa o aro do gol (a goles deve ser atirada).

-Furar a goles: aplicável aos artilheiros, furar a goles significa danificar a goles, isto é, furá-la para que caia mais rápido ou em ziguezague.

-Roubar o pomo: aplicável a todos os jogadores, exceto o apanhador, roubar o pomo significa que nenhum jogador, exceto o apanhador, pode tocar ou capturar o pomo de ouro. 

-Fazer escada: aplicável aos artilheiros, signifinca é proibido mais de um artilheiro penetrar na pequena área.



















Fonte:  http://www.potterpedia.org/mundo-magico/quadribol

Nenhum comentário:

Postar um comentário